8 de fevereiro de 2012

Nena Medeiros

Levou um Pé na Bunda?
Eu sempre quis escrever um texto de auto-ajuda. Acho-os a máxima do ditado:
“Se conselho fosse bom, ninguém dava, vendia”.
Shinyashikis e Marthas Medeiros têm-nos vendido bem.

Esta é a minha primeira experiência nessa seara. Divirtam-se.

Ah! Um alerta: há, no texto, algumas caricaturas das características masculinas mais preponderantes. Portando, aos rapazes que o lerem, estejam preparados para lidar com as generalizações. Se a carapuça servir, vista-a. Senão, saiba-se exceção e seja feliz!!



Ele disse que não dá mais. Acabou. Quando isto acontece, na maior parte dos casos, é porque ele tem um caso. Homens são preguiçosos demais para voltarem ao mercado se não já têm algumas ofertas no bolso. Há exceções, claro, mas são raras. O fato é que você acaba de fechar o pior negócio do mundo: você entrou com a bunda, ele com o pé.

Vamos fazer um retrocesso.

Você mereceu? Isto é, com tantas mulheres maravilhosas dando mole à volta dele, você foi eleita a gordinha mais simpática do condomínio? Pior: seu apelido no bairro é "lôra lôca" por causa das suas últimas crises histéricas? Pense bem... Os filhos atrapalham, cansam, tiram o tesão e a concentração. O trabalho é estressante, impossível relaxar e gozar sabendo que aquela promoção está por um fio. O mundo é mesmo cruel... enquanto você perde o viço dos cabelos fazendo contas, a secretária dele está na academia, dando uma empinada no bumbum. Enquanto você repete novamente aquela mesma ladainha sobre a toalha molhada esquecida sobre a cama, ela está escolhendo um lingerie novo e muito sexy que realça o tal bumbum empinado.

Se você se identificou aqui e está me lendo só por curiosidade, pois não levou um pé na bunda AINDA, está na hora de rever seu armamento nessa guerra. Se cuida! Homem nenhum aceita mulher desleixada. Anda meio sem tesão? Procure descobrir o que pode acendê-la, crie estímulos, converse com ele. Ele vai adorar saber que você ainda o ama e está disposta a voltar a ser aquela gata selvagem por quem ele se apaixonou há alguns anos. As crianças atrapalham? Tem uma piada que fala do uso sexual da vaselina: aplicada na maçaneta da porta do quarto do casal, impede os filhos de entrarem na hora agá. Na verdade, metaforicamente, esta piada tem uma dica importantíssima: crie e imponha limites. Hora de dormir, hora de acordar e tal. Parei aqui! Não vou me estender muito mais nesse assunto mesmo achando que quem melhor sabe criar os filhos é quem não os tem.

Se, ao contrário, você percebe que não mereceu: você é fogosa, sensual, bem-humorada, inteligente, tem um ótimo emprego, está sempre arrumada, cheirosa... Você é a mulher ideal, uma lady no convívio social e uma vadia na cama com ele... Ainda assim, ele trocou você por uma branquela requenguela que mal sabe pronunciar Big Brother Brasil e gasta uma fortuna em ligações para o programa? Fazer o quê? Talvez a outra consiga fazer um bolinho de arroz idêntico ao da mãe dele, sabe-se lá. Os homens são muito estranhos. Outra piada: Não perca tempo tentando entendê-los: a única mulher que conseguiu isso, morreu de rir antes de poder contar às outras.

Merecendo ou não, o fato é que aconteceu. Ele lhe deu um belo chute no traseiro e está doendo pra caramba. Não reprima. Chore! Chore muito, chore mesmo, que é bom, para desopilar o fígado. Mas não reinicie o dilúvio. Quarenta dias e quarenta noites de lágrimas escorrendo pelas faces já não é mais poesia: merece mesmo uma ida ao psiquiatra, pode ser depressão e homem nenhum merece tanto.

Como sair desse buraco? Primeiro: é preciso querer. É preciso querer! É preciso querer!! Ninguém vai poder ajudá-la, se você quer continuar sofrendo. Uma vez querendo sair dessa, uma vez decidindo por você, tudo fica mais fácil.

Uma colega minha no colégio tinha uma solução infalível para ajudar alguém a sair da fossa. Vou citá-la, sem eufemismos ou correções gramaticais, perdoem-me as pessoas mais melindrosas, mas ela dizia: “imagina ele cagando”. Claro que isso era uma solução de adolescente virgem, não serve para você. Vocês tinham intimidade. Vocês partilhavam o banheiro e não foram raras as vezes em que você penteou os cabelos enquanto ele estava lá, posando para Rodin. Mas, trazendo para a nossa realidade, a idéia é simples: foque nos defeitos. Procure lembrar-se das coisas que lhe são repulsivas. No hábito que ele tinha de discutir no trânsito, arrotar na frente dos amigos, roer as unhas... De quando ele esquecia seu aniversário, dos vexames que dava quando ficava de porre... Esqueça as qualidades, apague da memória os bons momentos, os orgasmos sísmicos...

Aproveite a crise. Se você tem mais de trinta, com certeza vai perder peso. É inevitável. Aproveite para dar um trato no visual, faça aquele peeling que vem se prometendo há anos, troque a cor dos cabelos, alise, corte ou encaracole, renove o guarda roupa, vá para a academia.

Arrume um hobby, ocupe-se, ocupe a cabeça, não deixe espaço para ele na sua vida. Isso lhe permitirá conhecer outras pessoas, partilhar interesses, angariar admiração, admiradores. Em suma, partir pra outra.

- Ah! - você dirá - não estou preparada para isso ainda!

E não vai estar nunca se continuar pensando assim. Você não precisa sair por aí transando com qualquer um. Apenas, esteja pronta para conhecer outras pessoas, fazer amizades que podem ou não evoluir. Não se violente. Deixe claros seus limites e envolva-se na medida do seu ritmo. É bobagem arrumar um amor pra esquecer outro, alguns lhe dirão. Mas, certamente, ficar em casa de pijamas sofrendo sozinha e se entupindo de chocolate é uma bobagem ainda maior. Mais uma piada, desculpem, hoje eu estou impossível: enquanto não aparece o homem certo, divirta-se com os errados. Ou seja, divirta-se.

Há um efeito colateral na sua transformação. Quando seu ex perceber a possibilidade de perdê-la, muito provavelmente tentará reconquistá-la. Homens são mesmo assim. Detestam perder e, se pudessem, não venderiam o carro velho, ao comprar um novo.

Se você pensa em vingança ou reconciliação, quanto antes partir pra outra, mais chances terá de voltar à mesma. É paradoxal. Os homens são.

Se você quer voltar e está disposta a aceitá-lo de volta, nessa hora, você estará com a faca e o queijo na mão. Não aja como se ele fosse a única goiabada do pedaço. Esnobe, diga-se muito ofendida, magoada. Você está mesmo. Faça-o valorizá-la, porque, no mais das vezes, nesse momento ele só quer garantir sua propriedade, mas ainda não está preparado para retomar um relacionamento monogâmico com você. Se você ceder logo, vai ser apenas mais uma no harém.

Não entre nessa de partir pra outra para fazer ciuminho. Seu objetivo não é esse. Você está tentando reconstruir sua vida e este processo pode atrair o seu ex. Porém, esteja preparada para seguir em frente se isso não ocorrer.

Deu tudo certo. Vocês voltaram e estão em lua de mel. Agora, lembre-se de que passado é passado. Não aproveite qualquer briguinha para mostrar-lhe o quanto ele a fez sofrer.

Deu tudo mais certo ainda. Você encontrou uma outra pessoa, maravilhosa, compreensiva... Ele é tudo, mas tudo mesmo, de bom. Lembre-se: também neste caso passado é passado. Não paute o comportamento dele pelo do ex, não se torne uma ciumenta compulsiva, cerceando movimento, vigiando os passos. Vai ser difícil: agora você é gata escaldada... sabe como é... Não importa. Controle-se. Procure ajuda profissional, se for necessário.

Seja qual for o final dessa história, use as lições aprendidas para tornar-se uma pessoa melhor, tornar melhor o seu relacionamento.

É lucro garantido para os dois.

4 comentários:

  1. Amiga! Arrebentou, como sempre! Bjao. Ana Maria

    ResponderExcluir
  2. Lorena??? Que mundo pequeno esse da blogosfera... Estudei com vc no CMB, mas nem sei se vai lembrar, afinal de contas, éramos de panelinhas diferentes rs Mas achei divertido encontrar seu rosto aqui e tb um ponto em comum, sou meio viciada em blogs de todos os tipos e tb me arrisquei a fazer um. Passeando por aí, caí bem aqui! Não deu pra ver tudo, aliás, só li o texto da Nena, mas espero voltar depois. Só complementando todas as dicas dadas por ela,
    Levou um pé na Bunda? Leia Comer, rezar, amar. ;)
    Enfim, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suellen, que alegria uma carinha conhecida aqui! Claro que me lembro de você! Por que vocÊ não foi à festa de 10 anos? Como você está?
      Eu li Comer, Rezar, Amar e recomendo mesmo a quem não levou um pé... Recentemente li o outro livro da Elizabeth, Comprometida. Já leu? Achei ótimo, rápido e com informações muito bacanas sobre a instituição Matrimônio, além de ser uma continuação do romance anterior...
      Beijão!

      Excluir
  3. Eu tenho os dois livros! Mas gostei mais do primeiro. Não fui à festa porque não sabia bem quem ia, não sabia se ia ficar meio perdida, daí fiquei no vou, não vou e acabei não indo... Mas vi umas fotos e então fiquei com saudade... Você parece que não mudou nada... Continua linda! ;) Beijos!
    ...Cara, nunca me esbarrei com vc nas ruas de BSB durante 10 anos, mas vim te encontrar aqui! hahahaha Que coisa...

    ResponderExcluir