23 de janeiro de 2012

Nena Medeiros

O Valor da Mulher


"
Ele está na minha vida porque quer
Eu estou para o que der e vier
Ele chega ao anoitecer
Quando vem a madrugada
Ele some
Ele é quem quer
Ele é um homem e eu sou apenas uma mulher"

Caetano Veloso


Recebi hoje um e-mail com um texto bonitinho (
Um Defeito na Mulher), já meu conhecido, onde o autor narra o deslumbramento de um anjo ao ver a mulher, quando de sua criação por Deus. A cada detalhe da maravilhosa criatura, o anjo infantilmente pergunta sua razão ao Pai, e ele, com divina paciência, explica porque somos tão suaves e tão fortes, fala de nossa capacidade de gerar e cuidar de nossas crias, de curar a nós mesmas, de negociar, pensar, amar, sorrir, gritar, cantar, chorar. Após tecer montes de elogios, Deus encerra dizendo que temos um defeito: não saber o quanto valemos.
E o quanto vale uma mulher?
Em algumas culturas, o valor da mulher é numérico. Dependendo de sua idade, fertilidade, utilidade e aparência, seu custo pode variar desde algumas ovelhas até vários camelos. Fiz minha cotação no site
Camel Evil Sun
e descobri que meu valor é qualquer coisa entre 58 e 74 camelos (fui obrigada a fazer algumas variações dentre os parâmetros, uma vez que sou uma mulher multifacetada). Considerando que, de acordo com o próprio site, um camelo custa cerca de 2.000€, na média, eu ainda estou valendo algo como uma BMW 550i Security 4.8 32V. Ou seja, uma máquina!

Já na China, onde existe uma tradicional preferência por herdeiros do sexo masculino e um rigoroso controle populacional que limita a apenas um bebê por família, muitos pais optam pelo aborto de meninas. Talvez lá eu valesse menos que algum remorso.

Mesmo em algumas culturas ocidentais e países tidos como evoluídos, muitas vezes a mulher é tratada como mercadoria. De forma clandestina e criminosa, o tráfico de mulheres ainda é prática corriqueira e muitas vezes acobertada por instituições governamentais, policiais corruptos e grandes empresários.

Voltando porém, à nossa realidade, a respeito da qual penso que o textinho citado verse, creio que o valor em questão é a auto-estima. Muitas de nós temos mesmo a tendência de nos subestimar, vendendo-nos por pouco ou quase nada, entregando nossos corações por inteiro, dilacerando nossos corpos e almas por vagas promessas de amor. Quantas se sujeitam a companheiros egoístas, cruéis, indiferentes? Quantas aceitam caladas a condição de vítimas da violência, do assédio, dos maus tratos, às vezes impingidos até pelos filhos porque assim foram ensinadas a agir?

Porém, ao contrário do autor, penso que Deus não teria feito a mulher com tal defeito. Toda mulher nasce sabendo o valor que tem, toda mulher é garbosa e consciente de sua força e dignidade. O maior problema, é que por ser assim, ela pensa que o homem também é. E deixa claro a ele o quanto o admira. 
A maioria dos homens, porém, não sabe lidar com isso. Ao ver-se supervalorizado enche-se de orgulho e pensa-se melhor que ela, do que todas elas, passando a tratá-las como objeto descartável. Presos ao seu instinto atávico, querem agir como seus pares primatas, acumular fêmeas, haréns. E ela, confusa, sente-se mesmo inferior, pois se aquele a quem ela ama, valoriza apenas suas qualidades que a fazem idêntica a qualquer outro animal, por que ela acreditará ser mais do que isso? "Ele é um homem e eu sou apenas uma mulher", diz o verso de Caetano. Eis que ela se torna mesmo "apenas" alguma coisa, perde seu valor para ele e para si.
Feliz, porém, o homem que sabe dar à mulher o valor que ela merece. Somente aquele capaz de vê-la como sua igual, construida à imagem e semelhança do mesmo Criador, pode entender nela sua real condição divina. E terá ao seu lado uma mulher por inteiro. Sem defeitos, como Deus a fez.


Nena Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário